No âmbito das comemorações do Mês da Mulher, várias organizações e colectivos de mulheres organizaram uma série de acções, em diferentes regiões do país. Esta foi a sua agenda:
GMPIS
No âmbito das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o GMPIS organizou uma série de acções que decorreram de 2 a 8 de Março, em diferentes regiões onde o Grupo está presente. Esta foi a sua agenda:
CANHANDULA: Antónia, Isabel e Calima Tema: Mudanças climáticas, Covid – 19 e visita a campa de mamã Joana – dia 02 de Março de 2021; NHANGAU: Luísa e Benedita Tema: Como lidar com mulher e rapariga com deficiência no tempo da epidemia de Covid-19 e Ciclones – dia 04 de Março de 2021; DONDO: Bezura e Dulce Tema: Terras, Ciclone Eloise e Covid-19 – dia 03 de Março de 2021; MUAVE: Fátima e Zefa Sidumo Tema: Empoderamento económico no tempo de Covid-19 – dia 05 de Março de 2021; MARROCANHE: Linda e Josefina Tema: Saúde sexual reprodutiva e gravidez precoce no tempo de Covid-19 – dia 06 de Março de 2021; MUNHAVA: Angelina e Mariana Tema: Divulgação das mensagens sobre Covid-19 – dia 07 de Março de 2021; MANGA: Maria Sebastião e Cesaltina Tema: Prevenção de HIV/SIDA no tempo de epidemia – dia 02 de Março de 2021; ANZATHU: Inês e Fátima da Munhava Tema: Comunicação interpessoal no tempo de Covid-19 – dia 03 de Março de 2021; ADS: Cecília e Rita Tema: Direitos humanos das mulheres no tempo de Covid-19 – dia 04 de Março de 2021; KULIMA: Antônia e Luísa Tema: Justiça em tempo de Covid-19 – dia 05 de Março de 2021 |
Dia 08 – encerramento, com uma actividade em que cada grupo vai realizar um debate sobre o porquê da exististência do 8 de Março e o que significa e violência baseada no género. Este tema será para todas, inclusive nos distritos.
A primeira acção realizou-se em Dondo, numa oficina onde as mulheres falaram sobre o significado e a importância do Dia Internacional da Mulher, das primeiras activistas que se sacrificaram com a suas vidas e todas as que dão continuidade à defesa dos direitos das mulheres e raparigas. Debateram também sobre Feminismo e a Posse de Terra para Mulheres. Outra acção foi a limpeza da campa e a homenagem da sua falecida companheira Mamã Joana. Ao exemplo dela, seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!
ASCHA
No âmbito da celebração do Mês da Mulher, a ASCHA promoveu várias actividades, nomeadamente debates, oficinas de hipertexto, sessões de mentoria, formações, campanhas de consciencialização e educação comunitária e uma campanha virtual de homenagem às mulheres. Realizou, ainda, uma campanha virtual de mensagens de repúdio à violência baseada no género, com enfoque na violência sexual, com o objectivo de discutir as desigualdades sociais, discriminações e violências psicológicas, físicas, morais e sexuais sofridas pelas raparigas, mulheres jovens e mulheres, tendo em vista a construção de uma sociedade consciente, empática, empoderada, com espírito de sororidade, de igualdade de género e livre de VBG.
As actividades foram desenvolvidas na cidade de Maputo e província de Gaza (Xai-Xai e Chongoene). Em Maputo, as acções foram financiadas pelo Programa Aliadas e em Gaza pela ONU Mulheres através da iniciativa Spotlight.
Confira, abaixo, o vídeo resumo das actividades desenvolvidas pela ASCHA:
[Link: https://www.facebook.com/aschamz/posts/2858891877665610]
HIXIKANWE
Palma também é Moçambique! No Dia da Mulher Moçambicana, as mulheres da Hixikanwe reuniram-se para reflectir sobre as mulheres de Cabo Delgado, que se encontram em situação de guerra. Falou-se sobre a violência que elas sofrem e do tratamento antiretroviral que não estão a aderir porque não podem ir ao hospital. Confira, abaixo, algumas fotos do encontro:
LEMUSICA
A Lemusica, sediada em Chimoio, aderiu à campanha iniciada pelas Mulheres Jovens Líderes de Moçambique, de não haver motivos para se comemorar o 7 de Abril enquanto choramos por Cabo Delgado, organizando uma acção de rua e mostrando a sua solidariedade. Confira as fotos abaixo:
.
Confere, abaixo, mais fotos e vídeos das acções desenvolvidas pelas várias organizações e colectivos de mulheres, no âmbito do Mês da Mulher:
.
.