Novidades

Slide
GMPIS PARTICIPA NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2021

Entre os dias 23 e 31 de Janeiro de 2021 realizou-se, de forma totalmente virtual, o 20º Fórum Social Mundial. Este é um encontro anual internacional articulado por movimentos sociais, ONGs e pela sociedade civil para discutir e lutar contra o neoliberalismo, o imperialismo e, sobretudo, contra desigualdades sociais provocadas pela globalização. É caracterizado por ser não governamental e apartidário, apesar de alguns partidos e correntes partidárias participarem activamente dos debates e discussões.

A activista social e conselheira do GMPIS Carlota Inhamussoa representou Moçambique participando, no dia 28, do workshop intitulado Feminismos e dissidências sexuais no FSM: 20 anos caminhando entre avanços, nós e resistências. Uma chamada para pensar em um Fórum mais justo e inclusivo, promovido pelas organizações DAWN (Development Alternatives With Women for a New Era), AWID (Association for Women’s Rights in Development), AFM (Associação Feminista Mercosur), REPEM (Red de Educación Popular entre Mujeres), REAS (Red de Econonías Alternativa y Solidaria), SOS Corpo, entre outras.

Na sua apresentação, Carlota começou por descrever o GMPIS como um espaço aberto de debate de temas da vida quotidiana das mulheres, que se constitui como uma rede que envolve várias organizações de mulheres de base comunitária e activistas individuais. A sua missão passa pela acção para a transformação das relações de género e por trazer ao público as vozes das mulheres, assim como realizar acções de advocacia para alcance dos seus direitos.

A força do GMPIS, explicou Carlota, reside no fortalecimento da solidariedade entre mulheres e isso é feito através de debates em oficinas, onde se discutem os temas que constituem os problemas que limitam os direitos das mulheres, e na realização de acampamentos solidários, onde as mulheres trocam experiências de luta, reforçam as conexões das agendas de lutas e advocacia e traçam alternativas de superação e autonomia financeira (empoderamento económico).

Um dos temas mais actuais e preocupantes, não só para o GMPIS, mas para vários outros colectivos de mulheres, é o do militarismo. O GMPIS, como organização feminista, intervém através do tema MULHERES, PAZ E SEGURANCA. Contextualizando o histórico de conflitos políticos armados no país desde os primeiros anos de independência até ao mais recente conflito na província de Cabo Delgado, Carlota descreveu quais as acções que o Grupo desenvolve de forma a mitigar algumas das consequências destes conflitos nas mulheres, um dos grupos mais afectados.

Como mulheres, o Grupo tem fomentado a solidariedade para com as mulheres e raparigas que estão a perder os seus direitos de viver na terra onde nasceram, onde cultivam a terra e ganham a sua sobrevivência, sendo violentadas por uma guerra sem explicação. O que indigna o GMPIS é que, onde acontece esta guerra, onde as mulheres e as suas famílias são obrigadas a fugir, estão as empresas capitalistas, que exploraram os recursos naturais, empresas essas a quem a segurança nunca falta. As mineradoras continuam a funcionar, mas para as mulheres e para as suas famílias parece haver uma ausência de segurança.

Como forma de se solidarizar com as mulheres vítimas deste conflito, o GMPIS tem realizado acções de fortalecimento de competências sobre os direitos das mulheres em tempos de guerra, de ajuda na recuperação da autonomia financeira e de criação de sinergias para apoio psicossocial. Estão, também, a construir agendas para advogar sobre os direitos das mulheres em situações de conflitos armados, baseadas na resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Plano Nacional Mulheres, Paz e Segurança de Moçambique (2018-2022).

Para além disso, o GMPIS realiza oficinas de debates para alcance de conhecimento sobre os direitos e oportunidades das mulheres e acampamentos solidários, como parte do movimento da Marcha Mundial das Mulheres. Estes são espaços que as mulheres organizam para fortalecer os laços de solidariedade e de alianças para resistências, advocacia e construção de alternativas. São uma auto-organização das mulheres e possuem princípios que os regem, nomeadamente serem realizados num espaço da comunidade, não usar hotéis (as mulheres dormem juntas em tendas ou alojamento solidário), não usam catering (cozinham de forma tradicional) e as mulheres comparticipam a sua participação, por exemplo em viagens.

     Explorar categorias



     Notícias relacionadas
Xiluva Art&Acção, representado pela Xiluva Artes, é um colectivo de artistas mulheres que se juntou  à campanha Mulheres ComVida para,
Foi lida hoje (dia 27) a sentença do caso Ntavase, a menina de 10 anos violada por um adulto de
No âmbito das comemorações do Mês da Mulher, várias organizações e colectivos de mulheres organizaram uma série de acções, em
Women’s Voice and Leadership ALIADAS ( WVL - ALIADAS)
Av. Julius Nyerere, N.º 258 Maputo, Moçambique      CP 4669

(+258) 21 48 75 52 (+258) 21 48 75 65

(+258) 84 51 08 505 (+258) 82 47 08 431

e-mail: info@aliadas.org


www.aliadas.org
PT_MOZ
EN PT_MOZ