Realizou-se, no dia 6 de Abril de 2021, o lançamento virtual do relatório de pesquisa da WLSA Moçambique “Desigualdades e resistência em tempos de pandemia. Impactos da Covid-19 nas mulheres do mercado informal, Maputo”, que contou com o apoio do Programa WVL-Aliadas.
Em parceria com o programa WVL-ALIADAS, e no contexto da Plataforma Mulheres ComVida, cujos objectivos de criação se centram à volta da reflexão, prevenção e mitigação dos efeitos da Covid-19 sobre as mulheres e raparigas, a WLSA Moçambique realizou um estudo cujos objectivos se centraram em identificar no contexto mundial, regional e nacional quais são as estratégias e as políticas públicas relativamente à caracterização da situação das raparigas e mulheres; analisar o conteúdo dos media nacionais sobre o COVID-19, com destaque para as representações sobre o papel social das mulheres e o exercício de direitos neste contexto e analisar as narrativas e discursos das organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa, tanto as que têm como foco os direitos humanos, como as que definem como objecto a promoção da igualdade de género.
O evento teve como objectivo dar formalmente a conhecer aos demais interessados e não só, a existência deste material, bem como contribuir para informar as diferentes estratégias de intervenção das organizações da sociedade civil e as políticas públicas do Governo.
Para além da equipa da WLSA Moçambique, incluindo os investigadores da pesquisa, o evento contou com a participação de organizações da sociedade civil, sobretudo organizações de mulheres, parceiras da WLSA Moçambique e do WVL-ALIADAS, membros da Plataforma Mulheres ComVida, activistas de direitos humanos das mulheres, instituições do Governo, parceiros de cooperação internacional, entre outros. Ana Cristina Monteiro, Presidente da Mesa de Assembleia da WLSA Moçambique, fez a abertura da sessão, ao que se seguiu um pequeno enquadramento da Plataforma Mulheres Comvida pela Directora Executiva do CESC, Paula Monjane. Lindsey Partridge, Directora Adjunta de Cooperação – Canadá, partilhou também algumas palavras, ao que se seguiu a apresentação da pesquisa por parte dos seus pesquisadores, Maria José Arthur (em nome de Conceição Osório), Ana Loforte e Sérgio Vilanculo. A pesquisa foi comentada por Catarina Casimiro Trindade, consultora para a área de género e feminismo. O evento contou ainda com a apresentação de um vídeo e de momentos culturais e artísticos.
Confira o vídeo do lançamento da pesquisa aqui: https://fb.watch/61H6503qzt/
Confira o relatório de pesquisa completo aqui
.
.
.
.