Entre finais de Maio e meados de Junho, o Programa ALIADAS realizou uma formação em formato virtual sobre Gestão Baseada em Resultados com abordagem feminista. A formação foi estruturada em dois módulos com a duração de um dia cada, divididos pelas três regiões do país (sul, centro e norte) e contou com 26 organizações parceiras dos fundos plurianuais e fundos rápidos, que são o núcleo duro do Programa. O seu objectivo principal foi o de fortalecer as parceiras na Gestão Baseada em Resultados com uma abordagem feminista.
Integrada num contexto maior do Programa, a formação conecta-se com outras ações de fortalecimento das parceiras. Esta iniciou com um diagnóstico participativo que reflectiu o nível de conhecimento das parceiras em relação à Gestão Baseada em Resultados e os desafios que enfrentam em relação a esta abordagem. O diagnóstico informou o desenho da estratégia de capacitação, assessoria e mentoria junto às organizações parceiras para esta área.
A metodologia usada foi participativa, em formato de roda de conversa (virtual) e com uma abordagem feminista que levou as participantes a reflectirem sobre as mudanças que querem gerar em prol dos direitos das mulheres e sobre a sua prática de gestão, conectando com os outros processos dos quais elas fazem parte, como os Bootcamps, os ToCs e os encontros de reflexões temáticas.
Após as formações e reflexões, foi elaborado um plano de mentoria e ações de seguimento das parceiras para que cada uma delas seja beneficiada e tenha um acompanhamento.