É nos colectivos que cada uma de nós se nutre e fortalece. O laço que une cada mulher activista ao movimento de transformação do mundo nos sustenta e nos dá a segurança para continuar a fazer algo que parece lógico, mas que não é tão fácil quanto parece: transformar, ao mesmo tempo, o mundo e a nós mesmas, buscando assim, viver melhor e ser melhor. Construir, desde já, um futuro em que tod@s possamos ter futuro. Cuidar de si mesma, cuidarmos umas das outras, deixarmo-nos ser cuidadas, retribuir o cuidado recebido; compartilhar as nossas emoções, os nossos achados na luta feminista, as nossas dores e os caminhos para curá-las; valorizar o nosso saber, as nossas experiências e as nossas capacidades é algo fora da ordem, subversivo. Diz respeito à nossa luta por autonomia pessoal e de garantia da nossa auto-organização. Sustenta-se em princípios éticos e políticos que nos são caríssimos, como a horizontalidade, a solidariedade e a reciprocidade. Vemos o cuidado entre as activistas como um caminho para interpelar o individualismo, o sexismo, o racismo e outras formas de discriminação que interiorizamos e que continuam a oprimir-nos todos os dias. O cuidado entre activistas insere-se no conjunto de reflexões e práticas alternativas que vêm sendo desenvolvidas a partir do feminismo. É crucial desenvolver o esforço consciente de manter os vínculos afectivos, valorizar as emoções e os sentimentos como parte indispensável tanto à sustentação do nosso activismo, quanto ao fortalecimento do sujeito político colectivo, que é a maneira de podermos existir como sujeito individual na luta política [1].
[1] Sintetizado do livro Cuidado entre Activistas: Tecendo Redes Para a Resistência Feminista de Guacira Oliveira e Jelena Dordevic. Link: https://br.boell.org/sites/default/files/cuidado_entre_ativistas.pdf.
1. Cuidando de nós, de várias formas: https://aliadasemmovimento.org/site/?p=7007 2. Conhecer as histórias das nossas companheiras é também uma forma de cuidado. Confere aqui as histórias de vida de mulheres poderosas: https://aliadasemmovimento.org/site/?page_id=505 |
Abaixo, um apanhado das principais actividades desenvolvidas pelas organizações e colectivos de mulheres e outras notícias do mês de Agosto:
<<
Confere, aqui, a campanha de divulgação da lei de prevenção e combate às uniões prematuras promovida pela AMUDHF
>>
Lê, aqui, como foi a visita de cortesia que a AVTG efectuou à UniRovuma:
<<
Acompanha, aqui, a última edição da Revista MEL, sobre o Bootcamp Alianças Feministas: